TRE lança aplicativo para recebimento de denúncias

0

O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) está disponiblizando o aplicativo “PARDAL”, que através dele é possível que qualquer eleitor denuncie irregularidades encontradas na campanha eleitoral.

Para realizar a comunicação da infração, é necessário informar detalhes da irregularidade como local, data, município em que foi praticada a ação, nome do candidato etc. Caso o eleitor esteja temeroso em prestar a denúncia, o aplicativo possibilita que o denunciante mantenha o anonimato.

“Imaginemos um caso concreto em que o eleitor está passando pela rua e se depara com uma propaganda irregular. Nesta situação, bastará que o cidadão baixe o PARDAL, preencha corretamente os dados no aplicativo, tire uma foto do material ilícito e anexe ao sistema. Essa denúncia será encaminhada automaticamente ao promotor eleitoral responsável”, destacou o secretário de tecnologia da informação do TRE-SE, José Carvalho Peixoto.

O sistema também permite que o denunciante acompanhe o andamento de sua denúncia, bem como consulte dados estatísticos gerais.

O sistema oferece ainda uma aba de orientações, contendo informações sobre aquilo que pode e o que não pode ser feito durante a campanha. Desta forma, antes de concretizarem a denúncia, os eleitores poderão conferir se a conduta praticada pelo candidato está de acordo com a legislação eleitoral.

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA