Guaiamu tem mais que mais que o triplo do tamanho de um crustáceo normal (Foto: Marina Fontenele/G1)
Guaiamu tem mais que mais que o triplo do tamanho de um crustáceo normal (Foto: Marina Fontenele/G1)

Um guaiamu gigante chamou a atenção de quem passou pela praça da Igreja de Santo Antônio, localizada no bairro de mesmo nome em Aracaju (SE). Com 42 centímetros de largura, sendo 11 cm só de casco, e pesando 610 gramas, o crustáceo de proporção incomum era exibido por seu dono, o pedreiro Manoel Batista Santos, mais conhecido como Léo, .

“Toda semana compro 100 guaiamus e levo para o bar do meu irmão que fica na Fazenda Aratu no município de Santo Amaro das Brotas. Há seis meses comprei 20 maiores e esse gigante veio entre eles. A maioria já foi consumida, mas os que ficaram são alimentados com arroz, cuscuz e manga. Para comer um desses só com a ajuda de um martelo de ferro”, garantiu Manoel Batista.

O tamanho do animal que normalmente atinge cerca de 10 cm em sua idade adulta realmente impressiona e por isso várias pessoas se aglomeraram em torno dele para tirar uma foto. “Não sabia que existia grande assim de verdade. Se colocar o bicho na porta de casa assusta até ladrão porque ele é bravo e as patas dele são gigantes também”, diverte-se o mestre de capoeira Lúcio Mário da Silva Menezes.

Curiosos se aglomeram para fotografar o guaiamu gigante (Foto: Marina Fontenele/G1)
Curiosos se aglomeram para fotografar o guaiamu gigante (Foto: Marina Fontenele/G1)

Manoel disse que adquiriu o guaiamum gigante há seis meses no Mercado Municipal Albano Franco. O pedreiro afirma que já recebeu proposta de R$ 200 pelo animal que não pretende vender. “Agora que quero uma fêmea para ver se tem filhote com ele. Se eu vender por pouco gasto o dinheiro rápido, bom se rendesse mais para eu investir”, explicou.

Segundo o dono do animal, é comum que guaiamus cresçam mais que caranguejos, principalmente se eles passarem um tempo sendo criados em cativeiro, mas ele nunca havia visto um crustáceo desse tamanho.

Guaiamu é transportado em gaiola e vira atração em praça (Foto: Anderson Barbosa/Arquivo Pessoal)
Guaiamu é transportado em gaiola e vira atração em praça (Foto: Anderson Barbosa/Arquivo Pessoal)
Por Redação com G1 Sergipe

 

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA