foto

Escolas estaduais de Penedo e região realizam mobilização para a Prova Brasil

O Dia ‘D’ de mobilização será nesta sexta-feira (6)

Prova Brasil é uma avaliação censitária, aplicada na rede pública de ensino para avaliar a qualidade do ensinoProva Brasil é uma avaliação censitária, aplicada na rede pública de ensino para avaliar a qualidade do ensinoValdir Rocha

Texto de Manuella Nobre

Dezesseis escolas da rede pública estadual, sob a jurisdição da 9ª Gerência Regional de Educação (Gere), localizadas em Penedo, e mais sete municípios da região do Baixo São Francisco realizam uma grande mobilização da comunidade escolar visando a preparação para a Prova Brasil, que será aplicada entre 23 de outubro e 3 de novembro.

 

O Dia ‘D’ de mobilização será nesta sexta-feira (6), e contará com atividades diversas: oficinas (jogos) de Língua Portuguesa e Matemática, na Gabino Besouro; reunião com pais, na Ernani Mero; simulado, na Comendador José da Silva Peixoto; gincana, na Ruth Mendonça; palestra motivacional, concurso de cartazes e paródias, na Alcides Andrade; apresentação de filme, conversa com pais e alunos sobre a avaliação, na Hermílio de Freitas, e peça teatral, panfletagem e práticas de relaxamento para a prova, na João Valeriano.

 

As escolas Pedro Reys e Alfredo Rego, ambas de Igreja Nova, fazem desfile cívico com indicadores da Prova Brasil e referências ao programa Escola 10, enquanto a Correia Titara, de Piaçabuçu, fará uma aula com bate papo motivacional.

 

Já na Arnon de Mello, em Feliz Deserto, haverá confecção de cartazes e jogos matemáticos, além de outras apresentações. Em Porto Real do Colégio, a Firmo Castro apresenta grande exposição sobre a temática, enquanto a Santa Bulhões contará com confecção e socialização de cartazes com últimos resultados do Ideb.

 

Na Pajé Francisco de Queiroz Suíra, também em Porto Real do Colégio, haverá uma grande passeata pela comunidade indígena com a apresentação de toré para a mobilização da Prova Brasil. Por fim, a Sampaio Marques, em São Braz, terá palestra motivacional e, na Anália Tenório, de Olho d’Água Grande, vai ter palestra sobre a importância da prova.

 

Redes Municipais

 

As redes municipais da região também estão mobilizadas. Nesta setxa-feira (6), em Penedo, a prefeitura realiza grande intercâmbio de práticas pedagógicas desenvolvidas por suas unidades, no Sindispen, com a participação da gerente da 9ª Gere, Andrea Lima Dantas.

 

Nesta quinta (5) e sexta-feira (6), em Piaçabuçu, acontecem simulados escritos para 5º e 9º anos, respectivamente. No dia 17, em Porto Real do Colégio, acontece simulado de Língua Portuguesa e Matemática, e o município de Igreja Nova participa do desfile cívico pelas ruas da cidade, também nesta sexta (6).

 

“A Prova Brasil é uma avaliação censitária, aplicada na rede pública de ensino, com o objetivo de avaliar a qualidade do ensino. Logo, é de suma importância a participação dos nossos alunos nesta prova e na mobilização. Pretendemos despertar na nossa comunidade escolar a necessidade de que todos alunos das turmas que serão avaliadas estejam presentes no dia da Prova Brasil, pois a melhoria da qualidade de nossa educação pública também depende deste resultado”, destaca a gerente Andrea Dantas.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA