Convenções partidárias neste domingo definem cenário eleitoral em Alagoas

 Por Rafael Maynart e Thiago Gomes

Nos eventos de hoje, legendas apresentarão candidatos e formação das coligações

Os alagoanos conhecerão neste domingo (5) os candidatos que devem disputar as eleições em 2018. A maioria dos partidos políticos decidiu realizar a convenção no último dia do prazo estipulado pela Justiça Eleitoral.

Será possível, então, saber quais os pretendentes aos cargos de deputado estadual e federal, além de senador, governador e presidente da República.

Em Maceió, as legendas partidárias marcaram as tradicionais convenções para este domingo a partir das 9 horas em diferentes locais.

Na disputa ao Palácio República dos Palmares, uma das maiores expectativas gira em torno da escolha do nome que vai encabeçar a oposição ao atual governador, que busca a reeleição. Por enquanto, apenas o Psol definiu o nome do professor de Direito Basile Christopoulos para a disputa ao governo.

Com as convenções realizadas, os partidos, agora, vão precisar fazer o pedido, até o dia 15 de agosto, do registro das candidaturas ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Alagoas.

A Gazetaweb preparou um guia com as principais convenções agendadas para este domingo. Confira:

DOMINGO

PTC

O PTC vai realizar sua convenção no Colégio Maria José Omena, no bairro Vergel do Lago. O evento terá início às 9h, estendendo-se até as 15h.

MDB

A convenção do MDB será realizada no Hotel Ritz Lagoa da Anta, no bairro de Jatiúca. O evento deve ter início às 9h, estendendo-se até as 15h. Na oportunidade, Renan Filho vai oficializar seu nome à reeleição e revelar o candidato a vice, com Renan Calheiros confirmando seu nome para a disputa pelo Senado Federal.

PR

O Partido da República, por sua vez, vai realizar sua convenção na própria sede do partido, na Ponta Verde, a partir das 9h. A expectativa é pela confirmação do nome de Maurício Quintella para o Senado Federal. O partido deve compor o MDB.

PSD

O PSD também vai realizar sua convenção na sede do partido, que fica na Vila dos Bancários, no bairro do Poço. O evento acontece das 9h às 12h. Dudu Hollanda e Gilvan Barros Filho vão oficializar suas candidaturas à reeleição na Assembleia Legislativa. O partido também deve compor com o MDB.

PSDB, PP, Democratas

Os três partidos marcaram a convenção para o mesmo dia, hora e local, confirmando o grande chapão de oposição à Renan Filho. Ela acontecerá no Iate Clube Pajuçara, a partir das 9h.

Um nome especulado é o do vereador Eduardo Canuto (PSDB), mas a palavra final deve ser do prefeito Rui Palmeira (PSDB). Caso não figure como candidato majoritário, Canuto deve oficializar sua candidatura à Câmara Federal.

Já o senador Benedito de Lira (PP)  e o deputado federal Arthur Lira (PP) devem ser confirmados para a disputa por vagas no Senado e na Câmara, respectivamente.

PMN

O PMN tem convenção marcada para a sede da legenda, na capital, onde vai deliberar sobre as coligações proporcional e majoritária, oficializando, por exemplo, as candidaturas a deputado estadual de Francisco Tenório, que concorre à reeleição, e de Alexandre Verçosa. Para a Câmara Federal, a legenda informou contar com dois nomes à disputa: Olívia Tenório e Professor Ismael.

Avante

Por fim, o Avante deve lançar 28 nomes na disputa para deputado estadual durante convenção neste domingo. O partido conta ainda com uma grande representação feminina, com nove candidatas na disputa.

PSB

O Partido Socialista Brasileiro também marcou a convenção para este domingo. Às 10h, a liderança se reúne para definir os candidatos. O presidente da legenda em Alagoas, deputado federal JHC, é um dos nomes que deve disputar à reeleição.

PDT

O PDT oficializa os candidatos na convenção marcada para a sede do partido, no centro de Maceió, marcada para iniciar às 9h. Um dos grandes nomes da sigla em Alagoas, Ronaldo Lessa deve ser confirmado como candidato à deputado federal. Outro postulante à Câmara Federal é Marcelo Tadeu. O partido também tem uma lista de candidatos a deputado estadual.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA