foto

Alagoas terá painel de cruzamento de dados governamentais

Informações geradas auxiliarão na criação de políticas públicas mais eficientes

Projeto visa o cruzamento de informações para elaboração de políticas públicas Projeto visa o cruzamento de informações para elaboração de políticas públicasFoto: Ascom Itec

Texto de Isaac Moraes

Dados brutos dizem pouco, quando juntos num contexto, ganham um sentido e viram informação, nos auxiliando a tomar decisões. Quando cruzamos nuvens de informações, além de decidir, podemos realizar e no caso do Governo de Alagoas, criar mais políticas públicas para a toda a sociedade. Essa introdução já dá a tônica da importância do projeto que foi tema da reunião desta quinta-feira (24) entre o corpo técnico do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação (Itec) e da Secretária de Estado da Educação (Seduc).

 

O projeto é encabeçado pela Secretaria de Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) e visa reunir, numa só plataforma, dados estratégicos de todas as secretarias e órgãos governamentais para, após o cruzamento dessas informações, conseguir criar políticas públicas pontuais e eficazes para a resolução de problemas ou até mesmo a prevenção de outros que possam surgir.

 

“O papel do Itec é ajudar a Seplag na obtenção de informações dos bancos de dados das secretarias e órgãos. Hoje, foi o dia de conversarmos com a equipe da Seduc. Após uma listagem dos dados que podemos ter acesso, repassamos à equipe da Seplag, que vai decidir quais os dados que eles querem, em seguida será alimentado o sistema de Business Intelligence (BI) presente na Seplag. Por exemplo, recebendo dados da Seduc e da Secretaria de Segurança Pública (SSP) poderemos estabelecer uma ligação entre número de assaltos com o número de escolas próximas e fazer algo a respeito, esse é o tipo de inteligência que se espera” explicou o gerente do data center do Itec, Tiago Fonseca.

 

Para o gerente de infraestrutura de tecnologia da informação da Seduc, Thiago Caminha, a importância do projeto está nas políticas públicas que serão tomadas após o cruzamento das informações.

 

“Nós da Seduc entramos como colaboradores, fornecendo as bases de dados da Educação. Com esse projeto, o Governo conseguirá através de todas as bases planejar políticas públicas com mais eficiência. Segue na linha do Governo em prezar pela transparência da Informação, então tudo que está com a gente também é público, da sociedade e o interesse do Governo é fazer um trabalho em cima disso, para gerar inteligência de negócio. As informações já existem, estão disponíveis, são transparentes, mas estão individualizadas. A ideia é uni-las e trabalhá-las” explicou Caminha.

 

Projeto visa o cruzamento de informações para elaboração de políticas públicas ( Foto: Ascom Itec)
Projeto visa o cruzamento de informações para elaboração de políticas públicas ( Foto: Ascom Itec)
Projeto visa o cruzamento de informações para elaboração de políticas públicas ( Foto: Ascom Itec)
COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA